
FUT BABY - (2 à 5 anos)
Nesta faixa etária é fundamental desenvolver o trabalho de maneira lúdica, permitindo melhorar a coordenação motora do aluno, aumentando sua noção corporal , unindo a noção de direção, espaço, tempo e plano , através de jogos e brincadeiras despertando o interesse da criança pelo futebol.
SUB-8 - (6 à 8 anos)
Nesta categoria, continuamos trabalhando o desenvolvimento e aprimoramento da noção corporal e coordenação motora, além das noções de espaço, tempo, direção, etc. Mas realizando novos desafios aos alunos, melhorando seu acervo motor. As aulas, são focadas em jogos educativos e cooperativos, estimulando o trabalho em grupo, já que nessa faixa etária as crianças tem a tendência de serem egocêntricas. Também começam as atividades ligadas aos fundamentos do futebol, como técnicas de passe, chute, domínio e controle de bola, além de aos poucos inserir regras do jogo e normas de conduta e comportamento.
SUB-10 - (9 e 10 anos)
Nesta categoria os alunos passam a exigir novos estímulos. Começa um trabalho mais diversificado de passes, com utilização do dorso do pé, além das faces interna e externa; o domínio de bola com o peito, coxa e ambos os pés; técnicas de chute, de diferentes distâncias e alturas, com o dorso e as faces dos pés. Considerando que um dos objetivos é a formação de atleta inteligente para o jogo de futebol, são introduzidos jogos reduzidos, buscando a melhoria e rapidez nas decisões para situações adversas dentro da partida. Inicia-se a implementação de sistemas táticos de jogo.
SUB-12 - (11 e 12 anos)
Levando-se em conta o aumento do acervo motor do aluno e sua experiência em relação as regras, o trabalho é desenvolvidos com jogos combinados, jogos reduzidos, explorando diferentes sistemas táticos. Inicia-se o dialogo e exposições de ideias sobre cada posição, exigindo uma determinada postura e comportamento durante os treinos mais exigentes, em consequência da fadiga.
SUB-15 - (13 à 15 anos)
Nesta faixa etária as respostas são mais rápidas e o trabalho é enérgico no aspecto físico do aluno, para desenvolvimento de valências como força, resistência, flexibilidade, agilidade e velocidade, fatores que farão diferença dentro de uma partida. Buscamos refinar a biomecânica dos movimentos e aprimorar a parte técnica do atleta, formando assim atletas mais inteligentes taticamente permitindo autonomia para decisões e mudanças, tanto táticas como técnicas. É adequado ressaltar, também, que nesta categoria proporcionamos um diálogos mais maduros com os alunos, inclusive com discussões sobre assuntos sobre o seu cotidiano, comportamento e disciplina, conduta e outros valores. É sempre bom observar aos integrantes que os mais velhos e experientes irão, de alguma forma, servir de referência aos mais novos.
